Tecnologias avançadas aumentam a acessibilidade e permitem o atendimento às diretrizes da LGPD. Os campos de gênero, cor e raça passam a ser obrigatórios e possibilitam o direcionamento de políticas públicas
Foram integrados padrões de design do governo digital, implementadas melhorias na acessibilidade e o atendimento às diretrizes da LGPD
AControladoria-Geral da União (CGU) divulga, nesta terça-feira (24), a versão atualizada da Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal, o Fala.BR. A versão mais recente introduz novas interfaces que fazem uso de tecnologias mais avançadas, mais modulares e performáticas, que tendem a aperfeiçoar a jornada do usuário e isolar efeitos de eventuais problemas internos.
Além disso, no novo modelo, foram integrados padrões de design do governo digital, implementadas melhorias na acessibilidade e o atendimento às diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
LAI ou Ouvidoria
Ao acessar o site do Fala.BR, o usuário já percebe a mudança. A tela inicial, que anteriormente apresentava diversas opções de manifestações, foi substituída para mostrar somente os dois principais grupos: LAI ou Ouvidoria.
No cadastro, os campos de gênero, cor e raça agora passam a ser obrigatórios. O objetivo é melhorar a qualificação dos registros a fim de propiciar a geração de estatísticas mais assertivas e assim possibilitar o direcionamento de políticas públicas.
Já o fluxo operacional para o registro de manifestações não sofreu alterações. O objetivo é facilitar o processo de transição.
Evolução
Com mais de uma década de sua construção, esta é a primeira etapa de um complexo projeto de evoluções previstas para a Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Federal. O objetivo é garantir a disponibilidade da plataforma, elevar sua escalabilidade (capacidade de lidar com o crescente aumento de uso) e melhorar a experiência dos usuários.
Colaboração
As alterações desta etapa do projeto da atualização do Fala.Br são consequências da participação de usuários da plataforma, unidades de ouvidoria e servidores da CGU que contribuíram com sugestões e também atuaram no modo de homologação antes da publicação do projeto.
Fonte: CGU