CNMP visita MP para conhecer projetos de digitalização

O Ministério Público estadual recebeu hoje, dia 30, uma visita técnica do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), com o objetivo de conhecer as soluções em digitalização desenvolvidas pelo MP baiano. A iniciativa integra um conjunto de ações relativas ao Projeto de Governança de Dados e Transformação Digital no Ministério Público. “Nosso objetivo é conhecer e compartilhar soluções tecnológicas utilizadas pelas unidades e ramos dos MPs brasileiros, com vistas ao aproveitamento comum e ao desenvolvimento colaborativo, possibilitando a redução de custos e tempo investidos na constituição dos serviços de informática”, afirmou o presidente da Comissão de Planejamento do CNMP, conselheiro Moacyr Rey Filho, que fez a visita acompanhado do membro auxiliar da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), procurador de Justiça José Eduardo Sabo Paes e da assessora-chefe da CPE, Bruna Machado Damacena Ribeiro. Participaram do encontro a procuradora-geral de Justiça Norma Cavalcanti, o procurador-geral de Justiça Adjunto, Paulo Marcelo Costa, e o chefe de Gabinete promotor de Justiça Pedro Maia.

A apresentação foi aberta pelo coordenador do Comitê de Gestão da Informação (Cogi), promotor de Justiça Fabrício Patury, que ressaltou o papel do “Projeto Digitalize-se: faça o Futuro agora”, ferramenta tecnológica de transformação digital da instituição que está apoiada em três pilares: digitalização, integração dos sistemas e cultura de dados (BI). Fabrício Patury explicou que o ‘Digitalize-se’ deu início ao implemento de uma nova cultura interna de digitalização, com foco na integração de sistemas e tecnologias. Um dos pontos destacados na apresentação foi a integração que o sistema Idea possibilita entre o MP e o sistema do Tribunal de Justiça. O grupo foi introduzido ao funcionamento do sistema pelo coordenador do Comitê Gestor do Idea e coordenador técnico da Cogi, promotor de Justiça Sávio Damasceno. A apresentação do sistema contou com a participação do vice-coordenador do Comitê Gestor do Idea, promotor de Justiça Rui Sanches. Também participou da apresentação o diretor de Tecnologia da Informação do MP, Yuri Gonzalez.

Dentre as soluções de digitalização apresentadas pelo MP baiano estavam ainda a utilização do Business Inteligence ( BI) nas mais diversas áreas de atuação; o uso do Word online e preenchimento autorizado de peças judiciais e extrajudiciais; a Ferramenta de automação de tarefas com recurso em Inteligência Artificial (Fratria); o Sistemas de acompanhamento funcional da Corregedoria, o uso da ciência de dados na gestão administrativa, por meio do projeto Gestão Pública Administrativa de Excelência (Gepade); além das ferramentas de tecnologia aplicadas pela Coordenadoria de Segurança Institucional e Inteligência (CSI).

Fonte:
https://www.mpba.mp.br/noticia/69486

Pular para o conteúdo